Jump to content

Tapas da verdade

Apresentação

por Flávia Queiroz

Quando os textos do Fernando me encararam pela primeira vez, senti tocadas a razão e a emoção. Na contramão da normalidade, eles me encararam. Vieram fulminantes, tocando e assoprando a ferida ao mesmo tempo, trazendo consigo a estranheza e o aconchego que acometem quando descobrimos um escritor que nos desvenda sem sequer conhecer.
Embebida em sensualidade, sua escrita tem sex appeal – cada parágrafo é um banquete. Não meramente gratuito ou forçado, mas tal qual o momento do flerte, algo que prende e entorpece.
Nos contos a seguir, cada personagem ganha forma revelando silhuetas e personalidades, características inerentes ao texto de Ramos. Neles, o autor se despe de sua aura viril, dando vida a mulheres sensíveis, damas sedutoras, homens sub... Saiba mais

Editora Novitas


A oportunidade para autores independente.

Contos absurdos

"...Naquela manhã fria de inícios de 1973, padre Daniel o padre-mestre estancado no início do corredor longo que dá acesso ao pátio interno, observa atento os recém-chegados.

Tem nas mãos um breviário aberto ao meio o que lhe confere um ar de beatitude estudada. Passeia vagarosamente pelo corredor de ladrilhos envelhecidos pelo tempo.

Sorve o ar da manhã, enche os pulmões com o suave éter de ar do interior. Gosta dali.

Sua atenção se prende lá adiante. Um jovem da nova leva que chega. Parado, parece observar com curiosidade o movimento, a leve agitação que os menores causam ao redor. Ele não participa do burburinho. Mala de couro, tecido bom nos acabamentos, ao pé. As pernas levemente afastadas, o porte físico bom, de jovem praticante de esportes.

Não é alto. Forte, atarracado, no futuro será gordo, observa o padre.

Os olhos experientes percorrem toda a extensão, da ponta dos sapatos bem cuidados até o alto da cabeça, onde um cabelo encaracolado, preto, cortado há pouco se destaca.

O padre passa por perto, concentra o olhar nas letras miúdas do santo livro, finge uma prece. Observa de relance o material. Vai descobrir o nome na lista. Desaparece no final do corredor, onde entra à direita para chegar à sala da reitoria, lá repousa uma cópia da lista dos novos recrutas do rebanho divino...."

(Agonia e Êxtase, Valter Ferraz) Visite a página do autor

Revista Cultural Novitas


Revista Nr. 13, conheça!